Takata-Blog2-1280x543

Especialidades - Informativo - Saúde

Quando o psicólogo é indicado para auxiliar as crianças?

Mudanças de comportamento e alimentares podem ser sinal de que seu filho precisa de um acompanhamento profissional, saiba qual é o melhor momento para o tratamento


A psicologia infantil pode acompanhar o paciente desde a infância até a fase que se inicia a adolescência, buscando meios para auxiliar o desenvolvimento e a autoestima, fazendo com que compreenda e possa resolver qualquer tipo de conflito que esteja enfrentando.

O acompanhamento do psicólogo infantil abrange diversas técnicas diferentes que podem ser utilizadas de modo que atenda as necessidades voltadas ao comportamento e desenvolvimento cognitivo, além de dificuldades escolares e sociais. As técnicas utilizadas são desenvolvidas através de ambientes que estimulem a imaginação e a fantasia dos pequenos, incentivando o paciente a se sentir confortável para demonstrar seus medos e sentimentos, através da conversa ou de diversas atividades como testes e desenhos.

As crianças podem demonstrar alguns sinais que algumas vezes são despercebidos de início, mas são indicadores de que os pequenos precisam de acompanhamento especializado. Os sinais podem aparecer de diversas formas, mas a principal característica entre eles é mudança constante de comportamento e emocional de forma que afeta o bem-estar e o cotidiano do paciente. Algumas das principais características que podem ser notadas são:

● Tristeza e crises de choro aparentemente sem motivo;
● Compulsão alimentar;
● Dificuldade de se relacionar em ambiente social;
● Comportamento agitado ou com dificuldade de atenção;
● Comportamento intolerante e agressivo;
● Dificuldade escolares e de aprendizado;
● Problemas de saúde mesmo quando não apresentam causas biológicas.

Esses sinais podem ser identificados por qualquer pessoa do convívio da criança, sejam elas pais e responsáveis, como professores e pediatras. Os profissionais podem indicar da melhor forma possível o tipo de tratamento mais adequado para cada situação.

9 abril, 2020
Compartilhar no: