blog--Clínica-Takata

Quais os tipos de câncer de mama?

Entenda os tipos de câncer de mama e como cada um afeta o corpo

Muito se engana quem acha que todos os casos de câncer de mama são iguais, cada caso é único e influênciado por diversos fatores da vida do paciente. Devido a todas essas variações o primeiro passo após o câncer ser detectado é o médico analisar o resultado da biópsia.

As classificações do câncer variam de acordo com: onde ele se originou, qual a sua extensão, o potencial de avanço, se há presença ou não de receptores hormonais que fazem com que determinado hormônio (estrogênio  e/ou progesterona) estimule o crescimento do tumor e da manifestação da proteína HER2 (estimula o processo de divisão celular).

Tipos mais comuns:

• Carcinoma ductal in situ: é conhecido também como carcinoma intraductal, é considerado não invasivo ou um câncer de mama pré-invasivo, equivale a cerca de 20% dos novos casos de câncer de mama. Praticamente todas as mulheres diagnosticadas neste estágio da doença podem ser curadas
  • Carcinoma invasivo: o tipo mais comum de câncer de mama, equivale a cerca de 70% dos casos invasivos, esse em específico se inicia no ducto mamário e os rompe se desenvolvendo nos tecidos próximos
  • Carcinoma lobular invasivo: nasce nos lóbulos mamários, podendo atingir outros tecidos e órgãos, corresponde a cerca de 10% dos casos e pode ser mais difícil de ser diagnosticado na mamografia

Tipos menos comuns:

• Carcinoma inflamatório: ocorre quando os ductos linfáticos que existem na pele sobre o tecido mamário são bloqueados por células tumorais e uma vez obstruído, desenvolve uma reação em cadeia ocasionando a inflamação da mama, representa de 1% a 3% dos casos
  • Doença de Paget: mais raros, ocorre entre 0,5% a 4% dos casos de câncer de mama e começam no ducto mamário, atingindo a pele do mamilo e a aréola, às vezes assintomático, também pode apresentar crostas e inflamações no mamilo
  • Tumor Filoide: um dos mais raros, esse câncer se desenvolve no tecido conjuntivo da mama – estroma – ao contrário dos demais, que se desenvolvem nos ductos ou lóbulos.
  • Angiosarcoma: ocorre nas células que revestem os vasos sanguíneos ou vasos linfáticos, raramente ocorre na mama

Independente do diagnóstico, é muito importante contar com uma equipe multidisciplinar de apoio ao caso, além dos familiares e amigos. Quando descobertos precocemente, as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos, por isso é importante visitar regularmente o médico.

22 outubro, 2019