Dicas - Informativo
Doenças que afetam a fertilidade feminina
Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que dentro dos casos de infertilidade, 30% dos pacientes são mulheres
Entre os problemas de infertilidade feminina destacam-se os seguintes:
- Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo
Sintomas como ciclos irregulares, mudanças de peso e humor bruscas, ansiedade podem ser indícios de que os hormônios estejam alterados. A ovulação é controlada por hormônios e para isso o corpo precisa estar em harmonia, qualquer desregulação em alguma glândula secretora, pode levar à dificuldade de engravidar, já que a ovulação fica deficiente.
- Síndrome dos ovários policísticos
A Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP – é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos no organismo. Os sintomas são atrasos na menstruação, aumento de pelos (rosto, seios e abdômen), obesidade e acne.
- Endometriose
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, o tecido cresce em outros órgãos do corpo da mulher. Alguns sintomas são: fadiga crônica ou exaustão, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade.
- Infecção no colo do útero
Doença no sistema reprodutor provocada pela presença de microrganismos, como vírus ou bactérias, que atinge o colo ou partes mais internas do útero. Alguns sintomas são corrimento com mau cheiro, sangramento fora da menstruação e dor durante ou após o sexo.
A Clínica Takata é especialista em reprodução assistida, procure o médico especialista para um diagnóstico e a escolha do tratamento mais adequado.
Deixe um comentário