Blog- A Chega Do Verão

Saúde

Dezembro Laranja: é o momento de se prevenir e conscientizar sobre o câncer de pele

Com o tema “se exponha, mas não se queime” a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre o câncer de pele e os cuidados com exposição excessiva ao sol  

A chegada do verão, no dia 22 de dezembro, é associada a muitas festas, férias, praia e calor, mas também representa uma preocupação para os profissionais de saúde, principalmente para os dermatologistas, uma vez que a maior causa do câncer de pele ainda é a exposição excessiva ao sol! Para alertar as pessoas para sobre essa realidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou em 2004 a campanha Dezembro Laranja.

Segundo pesquisas e dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca – o câncer de pele não melanoma é o mais comum no país e corresponde a 30% de todos os tumores malignos.

No ano de 2018 o instituto estimou que que ocorreu um total de mais de 165 mil casos da doença, sendo em torno de 85 mil casos em homens e 80 mil em mulheres.

Apesar desses dados a doença apresenta altos índices de cura quando detectado e tratado precocemente. Dentre todos os tipos de tumores de pele esse se caracteriza por ter a menor taxa de mortalidade quando tratado adequadamente, caso não, o mesmo pode deixar mutilações expressivas.

Para diminuir essas estatísticas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia enfatiza a importância do uso de protetor solar diariamente e destaca a necessidade de procurar um especialista assim que note algum sintoma (pintas ou manchas suspeitas na pele).

As pessoas mais suscetíveis à doença são as de pele, cabelos e olhos claros, com muitas sardas e pintas, assim como as que têm parentes com histórico da doença. A SBD criou em seu site um pequeno teste que calcula o risco do câncer de pele, para acessá-lo clique aqui. Porém, a SBD deixa claro que em nenhum momento esse teste substitui a consulta ao médico dermatologista.

A radiação ultravioleta é o principal motivo pelo surgimento dos tumores na pele, a maioria dos diagnósticos estão associados à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento artificial. Por isso o intuito do Dezembro Laranja é destacar as principais medidas de proteção contra o câncer de pele a serem tomadas, confira:

🔹Usar protetor solar, óculos de sol, chapéus e camisetas para se proteger

🔹Evitar a exposição e se proteger na sombra entre as 10h e as 16 horas

🔹Usar diariamente filtro solar com fator de proteção mínimo de 30

🔹Ficar embaixo de barraca ou guarda-sol de algodão ou lona, elas absorvem cerca de 50% dos raios UV

🔹Observar regularmente a própria pele, em busca de pintas ou manchas suspeitas

🔹Proteger do sol bebês e crianças – filtros solares devem ser utilizados a partir dos seis meses de idade

 
O tema do Dezembro Laranja deste ano, assim como no ano de 2017, é “Se exponha, mas não se queime”. Então vamos aproveitar e curtir o verão de maneira consciente e zelando pelo nosso maior órgão vivo, a pele.

10 dezembro, 2019
Compartilhar no: