Takata-Blog1-1280x543

Dicas - Informativo - Saúde

Como explicar para as crianças sobre o coronavírus

Diante ao surto da Covid-19 é importante explicar para as crianças de forma correta sobre o assunto, evitando que seja criado o sentimento de pânico e até mesmo traumas

Após diversos casos do novo coronavírus, não só no Brasil como no mundo todo, ficamos sujeitos a receber inúmeras informações sobre o assunto, algumas podem chegar de forma assustadora principalmente para as crianças.  Diante de tantas dúvidas fica o questionamento: Como falar com os nossos filhos sobre o assunto, evitando alardes e reforçando as dicas de prevenção e combate ao Covid-19.

Procure explicar de forma simples e direta para as crianças, evite conversar de forma apreensiva ou que demonstre medo. Explique que se trata de um vírus e como se dá a sua transmissão e sintomas. Explicando que quando existe a prevenção e os cuidados, não há motivos para pânicos, caso as crianças sejam muito pequenas ou que ainda não entendam muito bem, evite dizer sobre as mortes, assim evitamos o sentimento de medo e pânicos nelas.

Conte sobre pessoas que se curaram da doença, ou de casos em que os sintomas foram leves, e até mesmo de pessoas que estiveram com pacientes infectados, mas não foram contaminadas. Criar um ambiente seguro ajuda a criança a se sentir esperançosa em relação a tudo o que está acontecendo.

Ensine a importância da higiene como forma principal de prevenção, demonstrando a forma correta de lavar as mãos, utilizando água e sabão, e o álcool em gel, e que é muito importante evitar de levar as mãos aos olhos, boca e nariz evitando a contaminação. A lavagem das mãos deve ser em média de 20 a 30 segundos, vale ensinar de forma lúdica a crianças, cantando músicas ou fazendo brincadeiras, para que ela associe a prevenção, a algo divertido.

Lembre-se conversar de forma direta é a melhor maneira de passar segurança para a criança, ensinando sobre os cuidados de prevenção e como evitar qualquer tipo de contaminação. Fazendo com que se sintam seguras, e que tenham certeza que apesar do momento ser assustador tudo vai ficar bem.

9 abril, 2020